sexta-feira, 4 de julho de 2008

conSelhos, amigos, conSelhos.

«obrigada por me dares concelhos»

Também quero amigos assim. E será que posso escolher os concelhos? Ora, seria o de Cascais, o de Sintra e o de Reguengos de Monsaraz.

Irrita-me, irrita-me mesmo. A escolaridade obrigatória deveria contemplar (pelo menos) o objectivo de saber escrever e falar correctamente a língua do país que o/a viu nascer e/ou crescer.

(Terá alguma coisa a ver com a senhora do ISCTE que diz ser ministra da educação?)


Qualquer dia falo sobre o à e o . Ou sobre o pesso e o peço.

Já para não falar na reforma antecipada que muitos adolescentes decidiram implementar na nossa língua. Os z's não substituem os s's e os h's, por mais que os coloques no fim da palavra, não vão mudar a mesma. E não vale a pena intercalares maiúsculas e minúsculas, o resultado é o mesmo e dá mais trabalho.

É pedir muito?

(Já estou a imaginar os portugueses em Portugal com um dicionário típico de turista sempre pronto a ser utilizado. Até nem era má ideia...)

E logo eu que gosto tanto da minha professora de Português...

Zuza, enfim...

6 comentários:

Ana Lúcia Pestana disse...

As minha amigas discutem comigo porque eu lhes corrijo os erros. Por mais que tente não consigo fazê-las entender como funciona a acentuação do "há" e do "à".
E também já lhes disse que se o livro preferido delas (e para algumas, o único lido) não fosse "O Segredo", a coisa já tinha melhorado.

Ana Lúcia Pestana disse...

E agora que leio o comentário, prefiro esclarecer. Não tenho o menor preconceito com quem não gosta de ler. É um direito, uma opção ou simplesmente falta de oportunidade. Tenho é com quem não sabe escrever...

Ana Lúcia Pestana disse...

Eu não queria que esta caixa de comentários fosse só minha mas está um desafio no meu blog. ;)

abreu disse...

nikky, também me costumam massacrar qd corrijo os erros mas é mesmo mais forte que eu. causa-me uma certa 'comichao' ver alguem escrever determinada palavra mal e nao corrigir. ao menos sei que da proxima vez não irá cometer esse erro. (alguns, há sempre os teimosos e/ou esquecidos)

vou lá dar uma vista de olhos. =)

Sara disse...

E os que não sabem se é fizeste ou fizes-te? Jeito ou geito...
Pah-lease, dão comigo em doida.

abreu disse...

Sara, cada um pior que o outro. -.-'