segunda-feira, 28 de abril de 2008

O senhor bidé.

A meu ver, a palavra mais feia que existe é bidé. Mas quem é que se foi lembrar de inventar a palavra bidé? Bem, normalmente o inventor dá o nome ao inventado, mas pensemos bem se faz favor... Qual era o pai ou mãe, que iria ter a infeliz ideia de chamar Bidé ao filho? Deus me livre se eu me chamasse Carlos Bidé. É que o raio da palavra é feia não só em termos visuais, como também o é em termos sonoros. - Olá, o meu nome é Bidé, James Bidé. Credo! É de meter medo ao susto. Sinceramente são palavras como estas que me levam a duvidar da existência de Deus (não querendo ferir susceptibilidades); ora se Deus aquando da construção da torre de Babel inventou aquelas línguas todas, certamente inventou a palavra bidé. Ou estava a gozar com os demais, ou então não existe!

Mas para além de ser feio também é engraçado. Lembro-me que quando era mai piqueno a minha avó (Deus a tenha em boa saúde) perguntava-me se queria ir lavar o rabinho ao bidé, antes de me ir deitar; o bonito do bidé... engraçadote e tal e quê!

No nono ano, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos aprendem a derivação das palavras: existem palavras às quais lhes caiu uma letra, umas que ganharam outra... mas bidé? De onde veio isto? Provavelmente não tinha acento, sendo qualquer coisa como bide. Imaginemos os homens das cavernas nas suas grutas, com o seu bidé rochoso, talvez um modelo de pedra da calçada, a dizer: - Bitó! Tu num deixá bide limpu!, e começavam à porrada pelo bidé não estar limpo (porque naquele tempo qualquer coisa que houvesse era logo p'rá porrada, por tudo, e por nada).

Mas tem mais... o bidé não é só p'ró rabinho. Dá para os pezinhos também, para cortar as unhas, para as meninas as pintarem, e para as senhoras velhotas e os senhores velhotes rasparem as peles dos calcanhares. E muitas outras utilidades.

Estou aqui a tentar arranjar alguém para poder comparar ao bidé... ... simplesmente não há! Uma pessoa que se compare a um bidé, é uma pessoa, como é que se costuma dizer... Uma pessoa bidé! Sim! Uma pessoa para se comparar ao bidé, é sem dúvida uma pessoa bidé!

Bem... Se eu fosse um bidé... a minha vida era a pior. Cada vez que eu visse nem que fosse um nico do reguinho de alguém, era ali que eu me entupia, e ia buscar a água dos outros bidés meus amigos, ao esgoto, para me entupir. Se eu fosse um bidé, não me chamaria bidé. Se eu fosse um bidé, escondia-me com os meus outros amigos bidés e, juntos, mas sempre escondidos, iríamos na máquina do tempo, para matar o sacana que inventou a palavra, BIDÉ!

*nenhum blog deve ter uma concentração tão elevada da palavra bidé num só post.


Casquinho, o bidé é nosso amigo.

Sem comentários: