quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Jogos e Lições

Tenho poucas palavras para os descrever pois são de uma inteligência tal que me deixam sem palavras; SAW, três letrinhas apenas que dão nome a três dos meus filmes preferidos. Caracterizados pelo seu terror visual e bastante psicológico, dois ingredientes imprescindíveis para o seu sucesso, SAW é uma trilogia que supera todas as expectativas.

Jigsaw é um psicopata serial-killer que prende as suas vítimas nos lugares mais improváveis, acusando-as, de seguida, de fazer algo para ele imperdoável (fá-las a partir de um boneco completamente creepy, que já me deu uns bons pesadelos). No entanto, dá-lhes a possibilidade de se salvarem... se estiverem dispostas a entrar num dos seus jogos e fugir assim da armadilha. O pequeno pormenor, que ilustra tão bem as películas, é que esses seus jogos são macabros e muito, muito dolorosos. Se escaparem, podem aprender uma boa lição e viverem o resto da vida marcadas, mas felizes. Se não escaparem, apodrecem (literalmente) no sítio onde estão.

O desespero, a frustação, a tensão entre as vítimas são elementos-chave nesta história que está já a caminhar para um quarto capítulo (lá para Dezembro há-de cá chegar).

A personagem de Jigsaw está incrivelmente bem desenvolvida e a sua inteligência e perspicácia são alvo de expressões boquiabertas nos momentos clímax. E até para (em alguns momentos) nos questionarmos se o que ele faz não estará certo. (confuso mas filosófico)

(não aconselho a estômagos leves, pois estar com as mãos a tapar os olhos estraga muito do efeito marcante)

Para fins de marketing, a produção e a Cruz Vermelha tiveram a brilhante ideia de, na estreia do primeiro filme, fazer uma recolha de sangue ("adereço" bastante presente ao longo de toda a história). Esta mesma teve uma enorme adesão da parte dos fãs que mantiveram a tradição nos dois anos seguintes, conseguindo armazenar no total cerca de 20.000 litros de sangue! Sangue esse que foi usado para salvar cerca de 12.500 vidas. (no cartaz: Terceira Recolha Anual de Sangue: neste halloween, dê até doer)

Apesar das cenas muito violentas, o público parece ter aderido de uma forma extraordinária à série, portanto, já há planos para um quinto e sexto filme, onde Tobin Bell (actor que representa Jigsaw) está já contratado! (só boas notícias :D)

[imagens: poster do primeiro filme, o tal bonequinho assustador baptizado de Billy, e o cartaz da doação de sangue]

.abreu.

11 comentários:

tolilo disse...

Achas que n�o vou ter medo ?

abreu disse...

tolilo: n tenho a certeza, o medo é parte de efeito e só torna tudo mais interessante! admito que tive medo, que na primeira vez que vi os filmes não resisti a tapar os olhos mas depois habituamo-nos a estas sensaçoes fortes e ja tiramos prazer delas! :)

Rita disse...

Já ouvi falar maravilhas e comentários horrorizados sobre esse filme, mas acho que ainda não tenho estômago para o ver, sou muito medrosa e fico a remeoer nos filmes durante dias. O que me supreende nesta saga é como os filmes saiem tão rápidamente, que nem pãozinho quente.

Rita disse...

Esta sag é simplesmente dos melhores filmes at+e hoe feitos :O

(Adorei especialmente o Saw II)
É impressionante a forma horrorosa como demonstram o sentido da vida, e admito que fico semanas a pensar no que está errado na minha vida para poder corrigir...

Autênticas lições de vida...
Sinceramnete, não gosto de vê-lo no cinema, prefiro vê-lo em casa sossegadinha, e sozinha :P

Hum, acho que vou ver um agora xD

Tiago Ramos disse...

É dos meus filmes preferidos. Dos poucos que me arrepiam pelo sadismo latente da personagem e de todos os jogos. Já vi os 3 várias vezes. Jigsaw é uma personagem fantástica.
A título de curiosidade daquilo do sangue: o cartaz original desse filme que é vermelho levou o sangue do protagonista diluído para ter a tonalidade certa!

abreu disse...

enthilza: vais ver que vais gostar! :) sao de facto muito rapidos a ser produzidos, o primeiro foi filmado em 15 dias!

rita: de facto, ver aquelas cenas horrorosas num ecrã gigante não é propriemente uma ideia genial, vi o terceiro no cinema e foi uma experiencia e tanto!

tigui: vi essa noticia mas pensei que fosse apenas um rumor! pelos vistos nao...

Rita disse...

Mas, o Jigsaw não morreu no 3º filme?! -.^

abreu disse...

aí está a questao, rita...
li uma entrevista que o actor deu em que afirma claramente que jigsaw esta claramente morto e no proximo filme a estrear nao vai aparecer na forma de um fantasma (ai dele! estragava por completo a saga) nem na forma de flashbacks... ja esmifrei a minha mente e nao consigo pensar noutra maneira de ele estar presente no enredo... esperar para ver!

.abreu.

Rita disse...

Será que deixou cassetes a revelarem os próximos planos a algum seguidor? -.^
Tou realmente curiosa com esse filme :X

Tiago Ramos disse...

Sim, o Jigsaw tem sempre seguidores.

Anónimo disse...

nao fosse isto postado pelo abrenhanheu!